top of page

Ana Paula Bazana Arquitetura

Atualizado: 2 de out. de 2022

Um novo olhar na arquitetura luverdense



Maryuska Pavão

Organizar e projetar espaços externos e internos, priorizar sempre o conforto, a estética e claro a funcionalidade. Seja um projeto ousado ou tradicional, pequenas mudanças ou inovação total, de acordo com a jovem Ana Paula Bazana, na arquitetura há muitas possibilidades e a criação pode superar expectativas.


Criada em Lucas do Rio Verde, a arquiteta se formou em 2020, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Curitiba-PR, nessa edição da revista Portal, Ana Paula conta um pouco de sua história e experiência com a arquitetura até chegar ao tão sonhado escritório.

“Logo que conclui a faculdade, entramos em pandemia, isso fez com que o início da profissão fosse de total incertezas, mas alguns professores da universidade colaboraram para que pudéssemos ingressar no mercado de trabalho, eles intermediaram um grupo de ex-alunos à escritórios e construtoras, foi a partir desse momento que pude conhecer mais de perto a realidade da profissão. Foi um momento importante para colocar em prática grande parte do que aprendi” relata ela.


Nesse mesmo período, a jovem começou a enviar currículos e entrar e contato com escritórios de arquitetura até que um de Lucas, se interessou e a chamou para trabalhar, fazendo ela retornar para a terra natal. “Foi uma fase extraordinária, o qual pude me aprofundar na área de projeto de arquitetônicos e criação de interiores e isso me deixou encantada. É incrível como pequenos detalhes transformam completamente o ambiente” conta.


Após quase um ano no escritório, Ana Paula pode ter uma nova experiência, desta vez no setor público, quando foi convidada para compor a equipe da secretaria de Infraestrutura e Obras da Prefeitura Municipal. A jovem arquiteta pode colocar em prática sua especialização na área urbana e paisagismo.


Uma das minhas especializações é voltada para o planejamento e desenho de cidades e outra como máster em paisagismo, foi uma fase muito importante, aprendi muita coisa e após quase um ano de muito trabalho, me desliguei da prefeitura, para dar mais um passo na minha carreira e abrir o escritório Ana Paula Bazana Arquitetura. Mesmo sendo um curto período, foram muitos desafios, aprendi muito e sou muito grata por todo esse percurso.”


Para obter ainda mais conhecimento e saber o que está em alta no mundo da arquitetura, Ana Paula participou recentemente da maior mostra de arquitetura, design de interiores das Américas, a Casa Cor, edição em São Paulo-SP e em Curitiba-PR.


“Acredito que dar soluções inteligentes e condizentes com o momento e principalmente observar a situação do mercado, o desejo do cliente e apresentar um planejamento, com todas as técnicas e burocracias, fazem toda a diferença no momento da contratação de um profissional. Estudar e visitar feiras são primordiais para ampliamos nosso leque de conhecimento, ideias e tendências. Tanto que uma das tendências apresentadas na Casa Cor, era um ambiente prático, multifuncional e cheio de conforto, fugindo um pouco das grandes construções e mega decorações” explica.


Com quase seis meses de escritório, a arquiteta tem trabalhado com reformas, ampliações e designer de interiores. Um nicho que Ana Paula tem explorado, é o de consultoria à clientes que alugam imóveis e querem um projeto de interiores com móveis soltos e decorações.


“No mercado dos móveis há muitas opções de peças soltas, ou seja, mesas e cadeiras, sofás, painéis, aparadores, além de quadros e muitas peças para decoração, então, quando o cliente me procura e explica que é uma casa alugada, mas quer uma decoração, colocar um móvel bonito e deixar o ambiente confortável e apresentável à sua maneira, trabalhamos com os móveis soltos e projetamos um interior compatível com o desejo dele, tentamos deixar bem a cara dele, tudo é possível desde que haja cuidado e visão na projeção e execução” finaliza Ana Paula.


No escritório Ana Paula Bazana Arquitetura, além do serviço de consultoria, há também a realização de projetos completos, desde a concepção volumétrica, para fazer de fato a obra, até a aprovação na prefeitura e acompanhamento da obra. A arquiteta conta com parceiros engenheiros que contribuem com andamento das obras e áreas técnicas.


O escritório Ana Paula Bazana Arquitetura está localizado na avenida das Hortências, 968-W, Sala 02, Bandeirantes, Lucas do Rio Verde-MT. Para conhecer um pouco mais da arquiteta acesse o instagram @arq.anapbazana. Leia a última edição completa da Revista Portal


Comments


bottom of page