top of page
  • Foto do escritorEditor

Alexandre Orbolato Engenheiro Civil



Por Rodrigo Matheus


Formado em Engenharia Civil pela Unoeste de Presidente Prudente- SP no ano de 2003, Alexandre Orbolato reside em Lucas do Rio Verde desde 2004, ano em que devido a uma oportunidade de prestar serviços ao município no período de 2004-2008, aqui fixou residência. Nome Importante na participação do desenvolvimento do Plano Diretor de Lucas do Rio Verde o engenheiro também é lembrado com satisfação por seus clientes.

Satisfação esta que o levou a trabalhar na área privada em seu próprio escritório, sendo responsável na elaboração e execução de projetos completos e acompanhamento de obras, tudo voltado a engenharia e arquitetura. “São 16 anos de Lucas do Rio Verde onde participei de toda parte de implantação do Plano Diretor do Município, atuando por 4 anos; como parte da equipe do plano diretor do município, onde o planejamento urbano e obras teve sim mudanças e adequações. Nessas áreas criou-se várias regras com os zoneamentos, o que pode ser construído em cada bairro/setor. E eu como engenheiro, participei da implantação do Código de Obras, e do zoneamento urbano e rural, no que envolve o urbanismo e a construção civil”, explica o Engenheiro.


Durante esses anos de atuação em Lucas, Alexandre tem prestado serviços com projetos na área residencial unifamiliar e multifamiliar, comercial e corporativa, tais como projetos de: colégios, agroindústria, pequenos abatedouros, projetos agrários para pequenos produtores, gerenciando obras e outros desafios que surgiram. “De algum tempo para cá começou a verticalização dos empreendimentos, onde estamos desenvolvendo projetos de edifícios de 3, 5 e 7 andares, além de reformas em diversos setores como postos de combustíveis, etc. Estamos em parceria com outros dois empreendedores desenvolvendo um projeto de implantação de um condomínio vertical”, conta Alexandre. “Com a expansão urbana o escritório está entrando numa nova fase de empreendimentos formalizando parcerias para o desenvolvimento de tais empreendimentos, com o objetivo de incorporar condomínios residenciais verticais e horizontais”, ressalta ainda Alexandre.

Experiente no ramo, Orbolato oferece a seus clientes a possibilidade da realização de toda a obra, desde o projeto inicial, gerenciamento da obra, planilha de custos e fiscalização até a entrega com o acompanhamento de seu escritório sabendo que este é um diferencial na contratação de seu trabalho. “Tudo isso para que meu cliente tenha tranquilidade durante a execução de seu projeto sem deixar suas ocupações de lado. Isso garante maior segurança e agilidade para ambos os lados, além de evitar incômodos pertinentes ao andamento da obra”.

Tecnologias também são importantes no setor, mais precisamente no sistema construtivo, mas segundo Alexandre a cultura do básico, do “tijolo e concreto”, ainda deverá permanecer por algum tempo. “Para nós aqui em Mato Grosso que temos duas estações bem definidas, período de seca e de chuva, o básico ainda prevalece. Portanto, a implementação de materiais alternativos aqui ainda depende de tempo e estudo, para melhor observação de como esses outros sistemas construtivos irão se “comportar” no decorrer do tempo. Observado isso, a implementação será “natural” e gradativa. Já existem algumas novidades, uma leve evolução, como o uso de divisórias steel frame, em obras residenciais, onde antes era usado alvenaria tradicional. Estas “novidades”, como disse, são implantadas de forma gradativa, pois precisamos avaliar a reação desses materiais para termos certeza de que seu uso vale a pena”.

Por fim Alexandre enaltece que participou de grandes projetos e obras em Lucas do Rio Verde. “Durante esses dezesseis anos em que aqui estou, pude elaborar e acompanhar muitos projetos não apenas em Lucas do Rio Verde mas em todo o estado. Projetos estes que me trouxeram experiência e oportunidades de crescimento construindo a credibilidade que temos”.


Alexandre Orbolato

Engenheiro Civil


Avenida Brasil, n° 1520-S, Bairro Alvorada. Lucas do Rio Verde-MT | Tel.: (65) 99995-7528 | E-mail: alexandreorbolato@hotmail.com



 

Clique e leia a última edição completa da Revista Portal



bottom of page