top of page
  • Foto do escritorEditor

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

Atualizado: há 6 dias

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol



(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)

Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos


A abertura dos Jogos Escolares Mato-grossenses e os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses na noite desta sexta-feira (26) surpreendeu o público e atletas que competirão até o dia 01 de maio nas modalidades de voleibol, basquete, handebol e futsal, nas categorias feminino e masculino.


A programação conta com jogos em cinco espaços esportivos da cidade, entre ginásios e quadras de escolas. Ao todo a competição inclui 1.200 atletas e dez (10) municípios da região, entre eles Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Sinop, Lucas do Rio Verde, Vera, Cláudia, Tapurah, Sorriso, Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato.


As melhores equipes classificadas durante a competição terão vaga garantida nos jogos estaduais, que também serão sediados em Lucas do Rio Verde no mês de julho. 


Os Jogos Escolares são voltados para crianças e adolescentes de 12 a 14 anos. Já os Jogos Estudantis para atletas de seleções com idade entre 15 a 17 anos. 


“Mais uma vez é uma grande satisfação que o nosso município vem a ser sede dos Jogos Regionais Estudantis, recebendo os atletas  de todos os municípios aqui da região, com toda estrutura que eles merecem. O esporte transforma as pessoas e acompanhar isso de perto é uma honra, mostrando que Lucas Rio Verde está preparada sim para sediar jogos de grande número de atletas. Agradeço o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer que engrandece o evento desse porte”, reforçou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.


“Ser escolhido como município em nosso estado de Mato Grosso a sediar os jogos mostra que estamos no caminho certo pelos esforços e compromisso com o esporte na cidade. É com dedicação da equipe que proporcionamos ao cidadão luverdense a vivência das competições que trazem entretenimento para as famílias e para os atletas a oportunidade de crescimento e desenvolvimento” explicou o secretário de Esporte e Lazer do Município, André de Matto.


“Nós que estamos há muito tempo nessa militância na área do esporte, da Educação Física,  sentimos honrados em estar aqui em Lucas do Rio Verde prestigiando essa linda festa. Ir a um jogo, não importa a modalidade, a sensação é sempre de ser a primeira vez, pela emoção que o esporte traz. E você vê no semblante dos atletas a emoção e a satisfação de estar aqui participando de um evento como esse”, elogiou o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região do Estado de Mato Grosso, Antonio Duarte de Figueiredo Neto (Toninho).


Para a execução dos hinos Nacional e de Lucas do Rio Verde, a cerimônia contou com a entrada das bandeiras pelos representantes da Guarda Civil Municipal. O Hino Nacional foi tocado e cantado pelos alunos da Associação Espaço Esperança. 


A entrada do fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica foi um dos momentos mais esperados. A tocha foi carregada pelas atletas paralímpicas do Viva Lucas.


Para o encerramento da abertura dos Jogos Escolares Mato-grossenses e os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, o evento contou com a participação dos Ginasloucos, que animou o público com show de enterradas - termo usado em basquetebol para identificar um arremesso no qual o jogador salta, atira a bola se pendurando no aro da cesta de cima para baixo com a mão que realiza o arremesso posicionada sobre ele.


Sobre os jogos

Os Jogos Escolares Mato-grossenses e os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses envolvem handebol, voleibol, futsal e basquetebol. As partidas por modalidade foram distribuídas da seguinte maneira:


  • De maneira simultânea, as partidas terão início às 8h no sábado (27), com rodadas de handebol no ginásio Didé Martins. Já os jogos de voleibol serão no ginásio do Colégio La Salle. As disputas de basquetebol serão no ginásio da Escola Estadual Ângelo Nadin.

  • O futsal será dividido em dois locais, no Ginásio Pimpão e Rio Verde.



O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e Programa Viva Lucas.

Comments


bottom of page