Buscar
  • Editor

A vida como ela é

Por Edinilson Valcanaia

No dia 10 de junho tive a oportunidade de ministrar a Live/Palestra 'A vida como ela é' no canal do Instituto Modelo Maior no YouTube e falar a um número expressivo de pessoas sobre esse trabalho gratificante que realizo há mais de 20 anos.

Durante minha fala, citei como exemplo a televisão e o sofá levantado o seguinte questionamento ao público, o que será que mata mais, a pandemia do Covid-19 ou o sofá? É lógico que foi só um exemplo, para dizer que muitas pessoas estão estagnadas, paralisadas em frente ao aparelho de televisão, sentadas no sofá na sala de estar e ainda mais, tem algumas pessoas que só dedicam o seu tempo a assistir a desgraça alheia.

Costumo falar que a vida é como os dedos da mão, se vocês observarem nenhum dedo é igual ao outro. O que quero dizer com isso, é que ninguém é igual ao outro, o ser humano precisa trabalhar para desenvolver o seu melhor, atingir seu potencial. As pessoas tem os pês, os braços, cabeça e a boca perfeitos, contudo, é preciso saber usar cada um de seus membros.

Outro assunto pontual da 'Vida como ela é', é levar o participante ao autoconhecimento. Como está sua vida? E o que você tem feito por você? Isso com o objetivo leva-lo a uma reflexão sobre suas atitudes e quais são suas prioridades. Você realiza suas vontades próprias ou gasta o seu tempo agradando os outros e deixa o seu eu de lado? A mensagem que queremos passar com isso, é que lá na frente, possamos chegar ao fim da caminhada e ter a certeza que valeu a pena a vida.

Quem eu sou e como eu sou? A importância da alto observação, e de nós pararmos para pensar sobre quem somos. Neste momento eu conto um pouco da minha história e os problemas que tive que enfrentar. Como exemplo, as crises de epilepsia as quais consegui superar após vários tratamentos e com o apoio da minha família. Há quatro anos tive outro desafio muito grande que foi superar um acidente de trabalho na fazenda, em que perdi a perna esquerda. Então tudo isso faz parte, é a vida como ela é.

Hoje me falta um membro, mas isso não me torna um ser humano incapaz, nem por isso eu parei minha vida e fiquei me lamentando. Perdi a perna em uma colheitadeira e logo após estava colhendo na mesma máquina. O que tento passar com minha experiência, é que a maior parte das pessoas estão no pessimismo e o custo das reclamações é que a vida não flui.

Tudo é uma questão de perspectiva de vida, as pessoas tem objetivos diferentes, e cada um tem que ter um projeto de vida, com sonhos e ambições. Ao longo do tempo, isso vai se perdendo e eu levanto esta pergunta, cadê os sonhos? Por que eles esfriaram dentro de você?

Acredito que o planejamento seja o diferencial de um grande profissional lá na frente, porque oportunidades não faltam para quem se organiza e sabe o que quer. Existem cursos e faculdade a distância, eu sempre falo que é preciso sair da mesmice, surpreender e dar o seu melhor, sair do campo da lamentação em que muitas pessoas permanecem.

Nossos cursos são voltados para a parte pessoal e profissional e são focados na melhoria do ser humano. A vida espera você!




Clique e leia a última edição completa da Revista Portal



0 visualização
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Sobre

A Revista Portal é uma publicação impressa periódica, que há 5 anos gera conteúdo e informação para as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
Em nossas páginas contamos as histórias  de profissionais e empresários, novos emprendimentos, lançamentos de produtos, cobertura de eventos e o que acontece na sociedade matogrossense.

Contato

Ademilson Araújo - Diretor geral

+55 65 99991-9044

Luan Araújo - Arte

+55 65 99985-1772

SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS

  • White Facebook Icon